O que são as próteses dentárias?
São aparelhos protéticos que substituem os dentes naturais perdidos.
Para que o sistema mastigatório funcione adequadamente, os dentes precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se, migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados.
Quantos tipos de prótese existem?
Existem quatro tipos de prótese:
- Parcial fixa ou ponte fixa;
- Parcial removível ou ponte móvel;
- Total móvel ou dentadura;
- Fixa ou móvel sobre implantes.
Quais os cuidados que devo ter com a prótese?
- Após a instalação da prótese deve-se ingerir alimentos macios (primeiros dias – período de adaptação); com o passar do tempo pode ingerir alimentos sólidos normalmente desde que os mastigue vagarosa e uniformemente, controlando a mastigação ao morder;
- Limpar a prótese após as refeições utilizando uma escova própria para próteses, cuja característica é a presença de cerdas de dois comprimentos.
Quais cuidados devo ter com a higienização da boca?
- Escovar a língua com movimentos suaves utilizando uma escova macia e pasta, ou limpador de língua encontrado no mercado;
- Fazer bochechos com anti-sépticos bucais;
- Escovar os dentes 3 vezes ao dia com escova e técnica adequada (consulte nossos profissionais).
Quando é que a prótese deve ser substituída?
As próteses totais devem ser substituídas em torno de 5 a 7 anos. Durante esse tempo, o paciente deve recorrer ao seu dentista para que sejam efetuados controles periódicos da gengiva e sejam verificados os ajustes oclusais.
O mesmo deve ocorrer com as próteses móveis que devem ser revisadas a cada 6 meses. No caso das fixas, com uma boa manutenção, seu tempo varia de paciente para paciente.